quarta-feira, 30 de março de 2016

Gulliver em Lilliput.Muito o que aprender com o Povo Brasileiro

Jonathan Swift, autor de As Viagens de Gulliver, visionário genial ou Ferramenta de Espíritos Superiores, para disseminar fraquezas humanas, em linguagem ao alcance de todos?
História aparentemente Infantil nos coloca diante da ignorância e radicalismo da Raça Humana.
Gulliver em Lilliput era Gigante, descobre que o reino está em Guerra com Blefuscu. Discórdia Secular, capaz de levar os dois Países à destruição total motivada pelo ato de quebrar ovos.
Um defendia que deveria ser pelo lado mais grosso, outro pelo mais fino.
Gulliver não acreditou.Guerra por uma questão tão idiota?
Propos o meio. Humanamente impossível acertar exatamaente a metade.
Mesmo bem intencionado esendo Gigante de poderes descomunais Gulliver se viu impotente.
Não há Gigante capaz desuperar a ignorância humana


Hoje o Brasil vive o seu Dilema Lilliput x Blefuscus. Em 1726 o Mundo se deparou com a gravidade de não aceitar o lado escolhido para quebrar os ovos. Em pleno Século XXI o desafio só faz fomentar ódio e fanatismo.
Milhares de anos passarão até o homem perceber. Importante não é o lado e sim saber conviver com as escolhas.


A Sociedade Brasileira convive com o ápice de uma quebra de braços sem precedentes. Causas centenárias, nesse momento irrelevantes. Hora de lutarmos contra consequências.
No frigirdos ovos, quem sofre é o Povo. Não há como dizer ser a Direita certeza de mudanças positivas, mas o centro é impossível e a esquerda provou  ser inadequada e prejudicial.
A História condena o Comunismo.Não há "ismo" sem problemas, mas pelo menos no Capitalismo Fronteiras não são fechadas, para se evitaro êxodo.
Cristina levou Argentina ao Caos. Chavez e Maduro afundaram Venezuela em crise histórica. Família castro aprisionou os Cubanos por mais de 50 anos,tirando-lhes direito de ir e vir ou sonhar em progredir, com o resultado do seu Trabalho.
A Teoria de Marx seria perfeita, falaria apenas em ovos. O problema é a presença de Seres Humanos. Sempre pendem à busca de lados.


Lula e Dilma tiveram tudo para construir o Brasil por todos sonhado. Apoio Popular, herança com casa arrumada, situação Internacional favorável, maioria em Plenário. O sonho de consumo de todo Mandatário, realmente intencionado em fazer a diferença.
Sequência de fatos longe da esperada. Não há mais como esconder. Farra acabou. A queda é irreverssível e êles continuam usando as mesmas táticas, responsaveis pela intenrnação do País na UTI.
É um vício. Sequela Doutrinária. Estão incapazes de reconhecer queda. Muito menos aceitá-la.
Na rua lembram Zumbis. Agem por instinto. Perdidos e raivosos, dispostos a tudo. Repetem as mesmas frases.Não raciocinam. Apenas fazem.
Irão até onde precisarem, pelo seu lado do ovo.
A História contará nosso incerto futuro, usando verbos no passado. Milhões de incertezas. talvez preço caro demais a ser pago, mas com a presença de personagem marcante. Gigante maior que Gulliver em Lilliput.
O IMBATÍVEL POVO BRASILEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário