terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Litoral Gaúcho - O Lado Doente do Veraneio.

Noite de Réveillon, fogos pipocando, explosões insuportáveis para os pobres cães
Duque, nosso velho e amigo cachorro, desesperado, procurava abrigo em canto da casa.
Cometi um erro
Tentei acalmá-lo e levei mordida de respeito na mão.
Como de costume, apelamos pra receitas caseiras. Todo mundo é médico nessa hora. Não deu muito certo.
Infecção aumentou. Mão inchou e "Boncenssometro" tocou.
Hora de buscar socorro profissional.
Fui ao Posto de Saúde de Imbé, Município Praiano do RS.


Quem procura esse tipo de atendimento, espera encontrar respeito, além do amparo clinico.
A primeira impressão já me fez concluir ter acertado na escolha.
Atendente Luana Borba, uma menina linda, sorridente e simpática, transformou preenchimento protocolar de documentos, em carinhoso "seja bem vindo, você está entre amigos".
Tempo de espera razoável, considerando a enorme procura.
A lamentar apenas, a ja conhecida falta de educação dos "Di Menor".
Idosos em pé, enquanto adolescentes, meros acompanhantes, ocupavam assentos, insensíveis ao mundo em sua volta e com aval de responsáveis.
Que tipo de herança estamos deixando para o Pais?


Local limpo, organizado e preparado para o esperado movimento de Temporada.
Exemplo cristalino, do quando o menos é mais.
Médicos distribuidos de forma estratégica, logo fui atendido pelo Dr. Ciario Fonseca.
Examinou, perguntou, prescreveu e me encaminhou para curativo.
Extremamente profissional, sem abrir mão do bom humor e da simpatia, deixando-me inteiramente à vontade.
"Gran Finale" no curativo com Janaina, delicadeza rara.
Evidenciava preocupação de tornar curativo, o menos dolorido possível.

Na vida tive oportunidade de frequentar Clinicas Particulares. No quesito profissionalismo, o de hoje em nada deixou a desejar.
Espero que politicos não peguem carona no meu comentário.
Méritos aos profissionais ali presentes.
Esses levanto pra aplaudir.


Enquanto aguardava atendimento, pude constatar realidade alarmante.
Número de contaminações de pele, frente imundície da areia da praia e da água do mar, cresce assustadoramente à cada Temporada de Verão, no Litoral Norte Gaúcho.
Autoridades brincam de faz de contas e nos aproximamos de situação de calamidade.
Ausência de planejamento sério na questão local de saneamento básico, transformou Orla Gaúcha em local impróprio pra banho e insalubre.
Surpreende-me passividade de Empresários.
Investem fortunas em Condomínios de Alto Padrão e Residências de Luxo,desconsiderando a importância dos cuidados com a qualidade das praias.
Sem esse carro chefe, interesse pela Região diminuirá e valor dos imóveis despencará.
É muito gostar de perder dinheiro.

Chega de brincar de utópico faz de contas.
Alegam ser cada proprietário dr Imóvel, responsável por construção e manutenção de fossas.
Não  fiscalizam e fingem não sentir o cheiro da água misturada com esgoto, que escorre por sarjetas a céu aberto, em busca dos saudáveis corpinhos de eufóricos Albinos Veranistas, felizes por desfilarem seu bronze leite condensado, típico de Surfistas de Shopping.


Um comentário:

  1. Eu também precisei de atendimento e fui atendido pelo dr Fonceca que imediatamente contactou com seu colega no hospital de Tramandaí o dr Daniel onde passei por cirurgia e estou me recuperando e fazendo diariamente curativo no UB de Mariluz

    ResponderExcluir